José Mourinho abriu mais uma frente de batalha no futebol inglês: desta vez o treinador do Chelsea está contra o painel independente que castiga, através do recurso a vídeo, jogadores que simulam quedas sem falta. Os chamados mergulhos.

«O painel independente é um desastre», disse o português em conferência de imprensa.

«Não fazem bem o seu trabalho. Os painéis independentes castigam alguns clubes e protegem outros clubes. Já vi alguém pontapear um jogador no chão, deu-lhe um pontapé nas costas, e não houve nenhuma suspensão. Vi outros que por coisinhas de nada são suspensos.»

«Os jogadores são punidos por comentários parvinhos no Facebook ou no Instagram e esse tipo de coisas, e não são punidos por assuntos bem mais graves.»

O Chelsea joga esta segunda-feira no terreno do Stoke City, num jogo importante: em caso de vitória, a formação de Stamford Bridge volta a isolar-se na liderança.

Ora por isso Mourinho não apelou apenas ao fim dos painéis independentes: apelou também à atenção do árbitro Neil Swarbrick.

«O que acontece nas duas áreas precisa de decisões importantes. Acho que precisamos de um bom árbitro, experiente e que possa entender exatamente isso.» 

Nesse aspeto, aliás, Diego Costa tem sido muito castigado pelos árbitros, diz Mourinho.

«Ele tem tido um comportamento disciplinar fantástico esta época e já tem sete cartões amarelos: sete. Se repararem, o estilo de jogar do Diego Costa não é o mesmo do ano passado, tem mudado e tem mudado exatamente porque está a ser perseguido.  Ele está traumatizado e eu estou traumatizado.»