O treinador do Chelsea está entre os melhores do mundo, apesar de não ter conquistado qualquer título em 2014. O mesmo acontece com Jürgen Klinsmann, selecionador dos Estados Unidos, um dos «carrascos» de Portugal no Campeonato do mundo do Brasil.

A lista divulgada esta madrugada inclui ainda alguns dos selecionadores com melhores resultados no Mundial de 2014: Joachim Löw, campeão do mundo; Alejandro Sabella, vice-campeão, e Louis Van Gaal, atual treinador do ManUtd, que levou a Holanda às meias-finais.

Entre os candidatos estão ainda os vencedores dos quatro principais campeonatos europeus -  Antonio Conte (Juventus), Pep Guardiola (Bayern de Munique), Manuel Pellegrini (Manchester City) e Diego Simeone (At. Madrid) - assim como o campeão europeu -  Carlo Ancelotti (Real Madrid).

Recorde-se que, nas quatro edições do troféu, Mourinho falhou o pódio apenas por uma vez, em 2013. O português venceu em 2010, foi terceiro em 2011 e segundo em 2012.

O vencedor será divulgado na Gala Ballon d'Or da FIFA, uma cerimónia que se realiza em Zurique no dia 12 de janeiro de 2015. 

[atualizado]