Rio Ferdinand, antigo companheiro de Nani no Manchester United, publicou um extenso elogio ao internacional português, depois de confirmada a desvinculação do extremo do clube de Old Trafford para ir jogar para o Fenerbahçe, na Turquia. O antigo central coloca Nani entre os melhores do mundo e só lamenta que não tenha tido mais oportunidades para mostrar o seu valor no United.

«Boa sorte para Naan Bread (Nani) nesta mudança para a Turquia. Vai encontrar um ambiente diferente onde acredito que vai florescer», começa por destacar Rio Ferdinand antes de elogiar o português com quem jogou no Manchester United entre 2007 e 2014. «Ele foi abençoado com muitos atributos, tem as ferramentas para se equiparar aos melhores do mundo – passe, potência nos dois pés, arte, força...e podia continuar por aí fora. Uma coisa é ter estas qualidades, outra é conseguir conciliá-las, semana sim, semana não», prosseguiu, colocando Nani no grupo de jogadores abaixo da fasquia de Messi e Ronaldo.

«A que categoria a que Nani pertence é difícil de definir porque ele não jogou muito no United por muito tempo. Voltou a produzir bons momentos no regresso a Portugal, mas não o acompanhei consistentemente no Sporting. Para mim tem todos os atributos para estar no segundo ou no terceiro patamar», prosseguiu, colocando o internacional português no mesmo grupo ou logo abaixo de jogadores como Luis Suárez, Neymar ou Ibrahimovic.

Rio Ferdinand chega mesmo a dizer que Nani foi melhor jogador com quem jogou no «um-para-um». «Entre todos os jogadores com quem joguei na minha carreira, se tivesse de escolher um para jogar de um-para-um, ele seria uma das minhas primeiras escolhas. Pode seguir para qualquer direção, joga com os dois pés, é traquinas e leve, um pesadelo para os defesas», destacou.

O antigo defesa recorda ainda os primeiros tempos de Nani no Manchester United e as contantes comparações com Cristiano Ronaldo que, na altura, já era o centro das atenções. «Houve sempre comparações entre ele e o Ronaldo pelo facto de ambos terem vindo de Portugal e de Lisboa. Quando chegou, foi bom ter ali o Ronaldo para o ajudar a aprender e a adaptar-se. O problema é que depois das comparações, chegam as expetativas que não são fáceis de lidar, especialmente num clube como o Manchester United», destacou ainda o antigo companheiro de Nani.