Cristiano Ronaldo foi o máximo goleador nas provas da UEFA em 2017, ao apontar um total de 27 golos, informou esta sexta-feira, o organismo no seu sítio oficial.

O internacional português, considerado o melhor jogador do ano pela FIFA e também vencedor da Bola de Ouro, entregue pela France Football na véspera, anotou 19 golos na caminhada do Real Madrid até à conquista da Liga dos Campeões, e oito por Portugal na qualificação para o Mundial2018.

Ronaldo concretizou mais seis golos do que o albanês Halim Selmanaj, jogador que marcou 12 golos na Taça UEFA de futsal, ao serviço dos kosovares do Liburn, e mais nove em representação da sua seleção.

Claudia Pina, jogador da seleção feminina de sub-17 da Espanha, surge na terceira posição depois de ter assinado 16 tentos durante a qualificação e fase final do Euro feminino da categoria.

Robert Lewandowski surge na quarta posição. O avançado marcou 15 golos, seis na Liga dos Campeões com a camisola do Bayern Munique e nova durante a caminhada da Polónia até ao Mundial2018.

Referência ainda para André Silva, que surge na 7ª posição, com 13 golos: oito na Liga Europa e cinco na fase de apuramento para o Mundial.