1- Cristiano Ronaldo marcou e sugeriu até mais serenidade às bancadas de Camp Nou. Tudo para, no fim, o Barcelona acabar a sorrir e com mais quatro pontos do que o Real Madrid. 2-1 para os catalães em mais um Superclásico de intensidade máxima. O improvável Mathieu e Luís Suárez marcaram para o Barça, antes e depois, respetivamente, de Ronaldo celebrar o 31º golo no campeonato. A única boa notícia para o português é que, desta vez, Lionel Messi não marcou. Continua com 32 golos. 98.760 espetadores viram uma primeira parte francamente boa do Real Madrid, inversamente proporcional à segunda. O que não deixa, aliás, de ser estranho, pois foi o Barcelona a ter um compromisso europeu a meio da semana.
 

2- Na Bundesliga ficámos a saber que o Bayern Munique não é uma equipa imune ao erro e à derrota. Boas notícias para o FC Porto, pois. Na derrota caseira – a primeira da época – frente ao Borussia Monchengladbach, mais duas notas importantes: Manuel Neuer também é capaz de dar frangos e Arjen Robben voltou a lesionar-se e vai certamente perder alguns jogos. Na Bundesliga, o Bayern continua a comandar com larga diferença para o Wolfsburgo, mas esta derrota só pode funcionar como um apontamento importante no bloco de notas de Julen Lopetegui. E já que falamos do Wolfsburgo, vale a pena lembrar que a equipa de Vieirinha só foi capaz de empatar contra o Mainz.
 

3-
Num par de semanas, o Chelsea de José Mourinho
passou de rochedo inexpugnável a fortaleza de portas arrombadas. Depois da tremenda deceção na Liga dos Campeões, com a eliminação às mãos do PSG, os londrinos sofreram a bom sofrer para escapar com três pontos do terreno do Hull City
. Emoção não faltou. O Chelsea entrou a asfixiar o oponente, fez dois golos e, de repente, caiu. O Hull City chegou ao 2-2 e o Chelsea acabou por ser salvo por Loic Remy, lançado no segundo tempo para o lugar de Diego Costa.
 

4-
Ficamos mais um pouco em Inglaterra, para olhar o Liverpool-ManUtd: 1-2
. A figura da tarde em Anfield Road, pelo menos pela positiva, foi Juan Mata
. O espanhol fez os dois golos do United, Sturridge reduziu para o Liverpool já numa fase adiantada da partida. Este clássico do futebol inglês foi mais um episódio da triste saga de Mario Balotelli por Terras de Sua Majestade e mostrou a pior versão do eterno Steven Gerrard: entrou e foi expulso 42 segundos depois
, por pisar Ander Herrera. Péssimo.
 


 

5- Boas notícias da Grécia. Vitor Pereira está muito perto de conduzir o Olympiakos a mais um título nacional. O ex-treinador do FC Porto venceu o Kerkyra por 3-0 – mais um golo de Franco Jara – e beneficiou da derrota do Panathinaikos no terreno do Veria, por 1-0. Contas feitas, o Olympiakos tem mais nove pontos do que o rival de Atenas e já poucos acreditam que o campeonato vai fugir. Depois de vários episódios recambolescos nas primeiras semanas, agora falamos de Vitor Pereira pelos melhores motivos.
 

6- E já que elogiamos um treinador português no estrangeiro, vamos lá manter o tom e falar de Leonardo Jardim e André Villas-Boas. Em França, o Mónaco derrotou o Reims por 1-3 e continua muito perto dos primeiros. Jardim, Moutinho, Bernardo Silva e Ricardo Carvalho seguem no quarto lugar, a tentar aproveitar as escorregadelas dos três primeiros. João Moutinho fez duas assistências para golo no triunfo deste domingo. Na Rússia, o Zenit conseguiu uma vitória extremamente importante do Dínamo Moscovo. O 1-0, golo de Smolnikov, mantém a equipa de Villas-Boas no primeiro lugar, com cinco pontos de diferença para o CSKA.
 

7- O sétimo ponto tem de ser dividido pela Juventus e Carlos Queiroz. Na Itália, a caminhada solitária da Velha Senhora merece ser novamente sublinhada, após o triunfo diante do Génova. Enquanto isso, no Irão, o ainda selecionador nacional viu-se envolvido num triste imbróglio, sem ter, aparentemente, qualquer responsabilidade. A federação não terá pago os impostos de Queiroz, como está contratualizado, e o técnico português foi intercetado pela polícia no aeroporto.