Foi num cenário de enorme glamour que Leonardo Jardim foi apresentado como novo treinador do Mónaco: o português teve direito a uma conferência de imprensa num palácio, com colunas em dourado e um enorme quadro renascentista na retaguarda.

Leonardo Jardim começou por manifestar a felicidade por chegar ao Principado em francês, mas depois preferiu responder às perguntas dos jornalistas em português.

«Estou muito contente por estar aqui. Hoje é mais fácil para mim falar português, mas penso que no futuro vai ser melhor», começou por sorrir num francês algo limitado.

«Para mim não foi uma surpresa vir para o Mónaco. Quando trabalho faço-o sempre a pensar que vão aparecer oportunidades melhores. Foi isso que aconteceu. O Sporting tinha-me feito o convite para renovar, porque tínhamos feito um bom trabalho, e não viesse para cá teria acontecido isso.»

Logo de seguida falou-se dos objetivos do Mónaco para a nova época.

«Os objetivos do Mónaco podem dividir-se em três: primeiro temos de ter a ambição de ganhar sempre para ganhar, independentemente da prova em que estamos inseridos, em segundo lugar temos de ter um objetivo de espetáculo, com futebol apoiado, de qualidade, em que consigamos trazer adeptos para o estádio, e em terceiro lugar a valorização de jovens jogadores que existem dentro do clube», respondeu.

«O primeiro contacto com os jogadores foi positivo. Propus-lhe uma nova forma de trabalhar, uma ideia nova em termos de terminologia, também falámos de uma ideia nova de jogo que queremos implementar, e os jogadores têm tido uma atitude muito positiva perante estas ideias.»

Depois disso garantiu que não vai mudar nada em relação ao que era no Sporting.

«Eu tenho a minha própria personalidade. Penso que o treinador tem de ser o elo de ligação de toda a estrutura e tem de ser o elo de ligação com os jogadores. Não tenho de alterar o que sou, porque para mim o importante é que eu seja um bom treinador e que o meu trabalho seja realizado em prol dos meus jogadores.»

Leonardo Jardim garantiu também que o plantel não está fechado: há jogadores que ainda devem chegar ao Mónaco para reforçar o plantel.

«Já tivemos reuniões com a direção do clube, já conservámos sobre as necessidades do clube e neste momento estamos a trabalhar para construir uma equipa competitiva.»

Veja como foi a apresentação: