O Real Madrid já não o clube de futebol com mais receitas.

De acordo com o estudo «Football Money League» da consultora Deloitte, os merengues, que lideraram este ranking durante os últimos 11 anos, foram destronados pelo Manchester United.

O clube treinado por José Mourinho aumentou as receitas em 169,5 milhões de euros, tendo atingido um total de €689M em 2015/16

Apesar de conseguido que as receitas crescessem 6 por cento, o Real Madrid não só caiu para o terceiro posto, como foi ultrapassado pelo rival Barcelona. A formação catalã atingiu receitas operacionais de 620,2 milhões de euros contra 620,1 dos madridistas.

Em relação aos clubes portugueses, o Benfica é quem aparece melhor posicionado. As águias entram no top-30, com receitas de 152,1 milhões de euros. Nesta quarta-feira, um outro relatório da KPMG referia receitas operacionais de 126,1 milhões de euros na mesma época.

FC Porto e Sporting aparecem nos primeiros 75 lugares, embora a empresa não adiante valores nem a posição em que se encontram.

A Liga inglesa é a competição mais representada no top-20, com oito emblemas, mas perdeu cinco equipas (17 para 12) no top-30.

Em relação ao pódio, Manchester United, Real Madrid e Barcelona aumentaram sem exceção as receitas obtidas no mesmo período anterior.

O trabalho foca-se essencialmente nos 20 clubes com mais receitas.