Ao longo da temporada, José Mourinho deu sinais acerca dos jogadores que queria contar para 2017/18. Entre polémicas e algumas indiretas, Chris Smalling não parece ter recolhido muitos créditos.

Ora, o defesa recuou no tempo para comentar declarações do treinador português proferidas em novembro de 2016. Na altura, Mourinho criticou a falta de coragem de alguns futebolistas por não entrar em campo ao mínimo problema físico. Os visados eram Smalling e Luke Shaw.

«Como é óbvio, na altura ele não conhecia o grau de gravidade [da lesão]. Um jogador continua a jogar até já não poder mais. A história é essa. Mas não me parece que ele estivesse a ver bem todo o cenário na altura. Tudo ficou bem assim que foi esclarecido», afirmou o central de 27 anos, em pleno estágio da seleção inglesa.

Na verdade, Chris Smalling tinha uma dupla fratura num pé. Apesar de ter falhado vários jogos na primeira metade da temporada, concretizou minutos debaixo e condições especiais. Por exemplo, o jornal britânico «Daily Mail» relatou que Mourinho pedido ao futebolista para levar duas injeções antes de jogar com a Chelsea, a 23 de outubro.

«Provei que posso jogar com dor. Levei as injeções porque queria jogar, mas a situação piorou depois e tive de parar. Para ser honesto, nenhum jogador está sempre a 100 por cento [fisicamente], pois há sempre alguma coisa. Trata-se de entrar em campo e fazer o teu trabalho. Estamos sempre a gerir situações», terminou.

O internacional superou a marca dos dois mil e seiscentos minutos esta época. Foi o terceiro central mais utilizado pelos «red devils», depois de Marcos Rojo e Eric Bailly.