Marcelo Bielsa, don Marcelo Bielsa. É, estaremos de acordo, um dos homens mais carismáticos do futebol moderno. O seu feitio peculiar afasta-o demasiadas vezes dos palcos maiores, mas as ideias sobrevivem e a forma de comunicar permanece intocável. 

O antigo selecionador da Argentina e do Chile, hoje com 61 anos, esteve em Amesterdão para o congresso organizado pela Academia Aspire e voltou a dar espetáculo. Para 'El Loco' falar sobre futebol é falar sobre a natureza da vida e do homem, é muito mais do que uma mera análise tática.

Desta vez, por exemplo, mostrou vontade de poder trabalhar com um jogador dos 13 aos 23/28 anos. Ou seja, entre dez e quinze anos, para poder talhá-lo convenientemente. E disse também que a verdadeira essência do jogo é a finta. Ou o drible.

Bielsa elogiou os atletas polivalentes - «os mais inteligentes» - e sugeriu algumas formas de contrariar uma pressão alta feita pelo adversário, com várias formas para a saída de bola. «Eu amo o futebol, sobretudo a sua essência. E adoro poder ajudar aqueles que não conseguem inventar ou criar. São os que mais precisam de ajuda».

Recorde a reportagem do Maisfutebol sobre Marcelo Bielsa