Kikin Fonseca não esquece os tempos em que foi orientado por Fernando Santos no Benfica. O antigo jogador mexicano foi convidado a falar do selecionador português a propósito do embate entre as duas nações, na Taça das Confederações.

«Fiquei surpreendido com a forma como analisa muito bem os adversários. Na véspera dos jogos exibia-nos quadros nos quais mostrava os movimentos, alguns vídeos e ainda apresentava as qualidades e fragilidades dos adversários. É um estudioso. Conhece muito bem os adversários que vai defrontar e dá-te muitas armas, porque ao conhecer os adversários tens muitas condições para desenvolver o esquema e sistema que ele pretende. Podes anular o adversário e aproveitar os pontos fracos», referiu o agora analista televisivo, em declarações ao jornal El Diario.

Kikin Fonseca explicou ainda que o técnico português gosta de montar equipas equilibradas e apostar num homem fixo na frente.

«No aspeto tático é um treinador que gosta de equilíbrio. Não é um técnico que goste de ir para o ataque "à maluca". Quando não tem a bola gosta de estar bem parado, bem protegido e, depois, quando a tem, gosta de a manter. Ainda que goste de ser equilibrado, depois surpreende o adversário pelas laterais, com jogadores rápidos, procurando fazer o um para um, antes de arrancar centros. Além disso, gosta de jogar com um nove, um avançado centro, como vimos agora, quando pôs o Eder para resolver a final do Euro», analisou.

Recorde-se que Portugal vai defrontar o México na Taça das Confederações a 18 de junho, naquela que será a estreia absoluta da equipa das quinas na competição.