A Confederação Asiática de Futebol manifestou, esta quinta-feira, o seu apoio à candidatura de Michel Platini à presidência da FIFA, considerando o francês «um excelente candidato, que irá trazer estabilidade e permitir uma transição suave no funcionamento da FIFA».

A organização afirma ainda, num comunicado assinado pelo seu presidente, acreditar que o atual líder da UEFA conseguirá «virar a página» em relação à má gestão do antigo presidente, Joseph Blatter. «Para recuperar a estabilidade, a FIFA precisa de liderança, experiência e novas ideias, mas, acima de tudo, precisa que o futebol volte a ser colocado no centro»

A Confederação apela ainda à união das 47 federações suas filiadas, pedindo assim que depositem o seu voto no antigo futebolista. Este apoio surgiu apenas algumas horas depois de o sul-coreano Chung Mong-joon ter afirmado que tenciona entrar na corrida ao cargo. Antigo vice-presidente da FIFA e acionista maioritário da Hyundai, Mong-joon é uma figura importante do futebol asiático.

Platini formalizou a sua candidatura na passada quarta-feira. Os restantes candidatos têm até 26 de outubro para se proporem a suceder Blatter, que se demitiu após o escândalo de corrupção que se abateu sobre a FIFA. As eleições estão marcadas para dia 26 de fevereiro de 2016.