As instâncias disciplinares da FIFA aplicaram multas a nove federações, entre as quais estão o Brasil, Argentina e Itália, por uso de material pirotécnico e por cânticos homofóbicos no decorrer dos respetivos jogos.

A multa mais pesada foi para a Albânia que vai ter de pagar 92,3 mil euros pelo uso de tochas de fumo que, no passado 24 de março, obrigaram à interrupção do jogo com a Itália durante uma dezena de minutos. Ainda em relação a esse mesmo jogo, que a «squadra azzurra» venceu por 2-0, a federação transalpina também terá de pagar 13,8 mil euros.

Três federações da América Latina também foram condenadas por comportamentos antidesportivos e discriminatórios da parte dos seus adeptos: o Brasil tem uma multa de 32,2 mil euros, a Argentina uma de 18,4 mil euros e o México uma de 9,2 mil euros.

A FIFA dá ainda conta de outros incidentes que levaram à aplicação de sanções pecuniárias ao Irão (46,1 mil euros), Bósnia-Herzegovina (24,4 mil euros), Polónia (16,1 mil euros) e Montenegro (13,8 mil euros).