Julen Lopetegui, selecionador espanhol, declarou nesta quinta-feira acreditar que poderá contar com Carvajal para a estreia da seleção espanhola no Mundial, agendada para o dia 15 de junho, frente a Portugal.

«O Dani [Carvajal] está em franca melhoria, está a cumprir os prazos e estamos convencidos de que na próxima semana poderá dar um passo importante, veremos até onde», começou por dizer, assumindo que só mais perto do jogo tomará a decisão.

«Se ele conseguir voltar aos treinos alguns dias antes do jogo com Portugal, tomaremos a decisão, conforme o prazo se vá aproximando», disse, declarando-se «óptimista» quanto à recuperação do jogador.

A falar em conferência de imprensa, o técnico espanhol considerou o Campeonato do Mundo «a competição mais bonita que existe», mas ao mesmo tempo a mais difícil, porque qualquer detalhe conta.

«Tive a sorte de ir a um [Mundial] como jogador [Estados Unidos, em 1994] e agora a perspetiva e a responsabilidade são diferentes. É verdade que é um evento e um desafio maravilhoso, é a competição mais bonita que existe e naquela que todos queremos participar desde crianças», disse, em declarações citadas pela As.

«Mas também é a mais difícil porque qualquer detalhe pode deixar-te fora. Aqui não há ida e volta nem é uma Liga, mas é uma competição linda», acrescentou.

O primeiro jogo da Espanha será frente a Portugal, campeão europeu, mas o técnico recusa atribuir uma importância maior a esse jogo: «Todos os jogos vão ser muito importantes. A ilusão é boa e positiva, mas temos de gerir esse sentimento e saber que a dificuldade é máxima. Devemos ir com ilusão, ambição e com vontade de sermos protagonistas e sabendo o que significa um Mundial.»