O argentino Mario Kempes, campeão do mundo em 1978, defendeu que as comparações entre Messi e Maradona são tontas, uma vez que são dois jogadores que jogaram em épocas completamente distintas.

«[As comparações] São tontas. Messi é bom, mas nunca ganhou um Mundial. Comparar jogadores de épocas distintas é impossível», começou por dizer o antigo avançado, em entrevista à Gazzetta dello Sport. «Eu ganhei o Mundial de 1978, Maradona o de 1986 e o Messi ainda nada. Esta é a realidade», acrescentou.

Kempes não escondeu depois a insatisfação pelo empate da albiceleste frente à Islândia, no primeiro jogo do Campeonato do Mundo: «Argentina só tem um plano A, falta um plano B e um plano C. O plano A prevê dar a bola a Messi, fechar os olhos e esperar que aconteça algo. Mas se Messi não estiver bem falta uma solução diferente.»

«Individualmente [os jogadores] têm qualidade, mas juntos não são uma equipa. Vejo muitos "amigos de Messi", mas não vejo muitos "companheiros de Messi". Essa é a diferença. Por exemplo: alguém me explica porque é que o Icardi não foi convidado?», questionou.