O jogador peruano Renato Tapia veio a público esclarecer a conversa misteriosa com Radamel Falcao nos minutos finais do jogo entre Peru e Colômbia, da última jornada de apuramento sul-americano para o Mundial.

«Estávamos focados no jogo. Nos últimos minutos, os colombianos sabiam da situação nos outros campos. Gerimos o jogo da maneira que tinha de ser. Falei com o Radamel [Falcao] que me disse que estávamos ambos dentro», referiu o atual médio do Feyenoord.

As imagens televisivas captaram conversas de Radamel Falcao com jogadores do Peru, impercetíveis uma vez que o jogador do Mónaco tapou sempre a boca nas suas palavras.

No final do jogo, sublinhe-se, Falcao falou à comunicação social e negou qualquer tipo de pacto no resultado. «Estávamos a par do que se passava nos outros resultados e naquele momento procurei transmitir isso [ao Peru]», garantiu.

Ora, o jogo terminou com um empate (1-1) no marcador, suficiente para apurar de forma direta a Colômbia e para colocar o Peru no lugar de play-off, face às derrotas de Chile e Paraguai nos seus jogos.