O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exortou o Irão a resolver pela via diplomática a disputa relativa ao seu programa nuclear, mas alertou que o «tempo se está a esgotar».

Num discurso proferido na Universidade de Hankuk, em Seul, antes do início da II Cimeira de Segurança Nuclear, Obama declarou que «é hora de se resolver isto de forma diplomática», mas que o tempo se «está a esgotar».

«O Irão deve atuar com a seriedade e o sentido de urgência que este momento exige» e cumprir as suas obrigações internacionais, declarou o presidente norte-americano.

O presidente dos Estados Unidos alertou ainda que o terrorismo nuclear continua a ser uma das principais ameaças globais, apelando à necessidade de se proteger os arsenais atómicos do mundo.

Obama constatou que nos últimos dois anos foram alcançados grandes progressos para dificultar o acesso de terroristas a material para fabrico de armas atómicas.

«Mas não temos ilusões. Sabemos que o material nuclear - suficiente para muitas armas - ainda está a ser armazenado sem proteção adequada», ressalvou.