Oliver Kahn afirmou que Cristiano Ronaldo voltará a ganhar a Bola de Ouro e criticou o facto de muitos países não aceitarem que um guarda-redes esteja entre os candidatos finais ao prémio, defendendo a criação de um troféu para o melhor do mundo naquela posição.

«Seguramente voltará a ser um duelo entre Messi, que assinou a temporada formidável, e Cristiano Ronaldo, que marcou muitissimos golos outra vez. Eu creio que o vencedor será de novo Ronaldo, que disse de si próprio que é o melhor», referiu o antigo guarda-redes em entrevista publicada no site da FIFA e feita pela Europa Press.

O ex-guardião do Bayern de Munique argumentou que é preciso «ter em conta os títulos importantes» e os recordes individuais, explicando também o porquê das pessoas não aceitarem muito bem a presença de guarda-redes nas listas finais: «O Barcelona ganhou a Liga dos Campeões, a Juventus foi finalista...Depois está uma questão de quem marcou muitos golos. Do ponto de vista global, porque não é só na Europa que se vota, creio que não se entende bem o que faz um guarda-redes na lista».

«Na minha opinião, deveria existir uma Bola de Ouro para os jogadores de campo e uma categoria distinta para os guarda-redes» e justificou em seguida com o exemplo alemão: «Na Alemanha dá-se outro valor. De um tempo a esta parte também se aumentou a convicção de o guarda-redes é um jogador decisivo, para não dizer o mais decisivo, e que uma equipa só pode conquistar títulos se contar com um grande guardião. Penso que na Europa se dá mais valor que na América do Sul, por exemplo».