A festa dos peruanos depois da qualificação para o Mundial2018, a primeira nos últimos 36 anos, transformou-se em apreensão nos últimos dias, quando surgiu a possibilidade do país ficar fora da competição que vai decorrer no próximo verão na Rússia por motivos políticos.

Em causa está um projeto lei apresentado uma congressista do partido de Alberto Fujimori, Paloma Noceda, que prevê um controlo da federação peruano por parte do governo, de forma a haver um maior controlo financeiro e evitar relações com outras federações que têm tido problemas de corrupção.

Como se sabe, a FIFA não admite que os governos intervenham nas respetivas federações, sob a ameaça de exclusão de todas as competições, incluindo o Campeonato do Mundo. A questão tem sido tema diário no país e a maioria fujimorista já admite retirar o projeto-lei. «Pode existir uma preocupação da FIFA, mas precisamos de fazer as coisas a bem do desporto peruano. Nenhum projeto lei vai impedir que o Peru vá ao Mundial. Se esta questão afetar o Peru, discutimos e retiramos o projeto», reagiu Noceda.

Não seria a primeira vez que a FIFA excluía uma seleção devido a uma intervenção governamental e, nos últimos dias, os jornais têm recordado a exclusão do Quénia em 2006 depois do governo queniano ter dissolvido a federação local.

As notícias do Peru têm tido eco em Itália e na Holanda, duas seleções que falharam a qualificação para o Mundial2018, mas os regulamentos da FIFA não são claros quanto à exclusão de um dos finalistas e da chamada do seu substituto. O artigo 7 do regulamento mundial diz o seguinte: «Se uma federação participante se retira ou for expulsa da competição, a Comissão Organizadora da FIFA decidirá sem consultar nenhum outro órgão as medidas a adotar. Uma dessas medidas poderá ser a substituição da ditar federação por outra».

Neste contexto, o jornal italiano Tuttosport recordou que a Itália tem ao seu lado o peso da história e o facto de não ter falhado uma fase final nos últimos sessenta anos. Por outro lado, o Chile, campeão em título da Copa América e sexto classificado da zonal sul-americana também ser ia uma forte candidata à suposta vaga.