Cerca de 20 anos depois, a seleção argentina vai voltar a jogar no «La Bombonera», mítica casa do Boca Juniors. A razão? Criar um ambiente mais intimidante no encontro frente ao Perú, da qualificação para o Mundial 2018.

Mas já lá vamos.

Inicialmente o jogo estava marcado para o Monumental de Nuñez, estádio do River Plate e onde a Argentina costuma jogar.

Porém, devido à situação precária em relação ao apuramento para a prova da Rússia, e a precisar de uma vitória para não correr o risco de ter que disputar o play-off ou até mesmo ser eliminada, a Federação de futebol daquele país pediu uma autorização especial à FIFA e à Conmebol para mudar o palco da partida, com vista a um ambiente mais fervoroso que o mítico «La Bombonera» tão bem proporciona.

Nesta terça-feira, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, anunciou que o estádio do Boca Juniors será mesmo o palco do embate entre a Argentina e o Perú. Segundo informação veiculada pela imprensa local, o evento ainda esperava a confirmação da FIFA, mas Domínguez antecipou-se e confirmou a notícia.

Assim, a equipa de Messi e companhia vai voltar a atuar na Bombonera 20 anos depois. Na última vez, em 1997, as «Pampas» empataram a uma bola com a Colômbia, para a qualificação do Mundial de 98, na França.

O curioso é que em 1969, a Argentina recebeu precisamente o Perú no mesmo estádio e empatou a duas bolas, hipotecando, na altura, a hipótese de qualificar-se para o Mundial de 1970. A ver se desta vez a história será diferente, sob pena de uma das seleções mais conceituadas do futebol ficar de fora do Mundial 2018.