Novo líder na Premier League, com o Manchester United beneficiar do desaire do City e a saltar para a frente, graças à vitória em Old Trafford sobre o lanterna vermelha Sunderland (3-0). A jornada perfeita para os homens de Van Gaal foi ainda abrilhantada pelo golo de Wayne Rooney – o seu primeiro na Premier League desde 4 de abril.

A quatro dias de receber o Wolfsburgo para a Liga dos Campeões, o United conseguiu resolver cedo o jogo: aos 45 minutos, Depay concluiu à boca da baliza uma assistência de Mata. Logo no reatamento, Rooney fez o mesmo, após trabalho brilhante de Martial, novamente titular. Com os três pontos e a liderança no bolso, Van Gaal geriu esforços, poupando Carrick, Blind e Depay, e os seus jogadores afrouxaram a pressão. De Gea a mostrar serviço nas poucas vezes em que o Sunderland se aproximou da sua baliza e Mata fechou a contagem, em cima dos 90 minutos, aproveitando um bom trabalho de Young. Curiosidade: esta é a primeira vez que o Manchester United é líder isolado da Premier League desde que Alex Ferguson terminou a carreira, há 82 jornadas, já que os «red devils» não estavam no topo desde o final da Liga 2012/13, quando foram campeões.

Nem só o United beneficiou da derrota do City: outro dos vencedores da jornada foi o Arsenal, que impos a primeira derrota da temporada ao Leicester, em casa deste, por expressivos 5-2. A equipa de Claudio Ranieri até se adiantou no marcador, por Vardy, aos 13 minutos. Mas Walcott não demorou a repor a igualdade (18 min) antes de Alexis Sanchez se tornar a figura do encontro com um hat-trick (33, 58 e 81 minutos). Vardy e Giroud fecharam o marcador com um golo para cada lado, numa altura em que tudo estava já decidido. Com esta vitória, os gunners, que na terça-feira recebem o Olympiakos, de Marco Silva, para a Liga dos Campeões, sobem ao terceiro posto, em igualdade com o West Ham, que tropeçou em casa, diante do Norwich (2-2).

Com o Liverpool a pôr fim a um ciclo de seis jogos sem ganhar, ao bater o Aston Villa (3-2) graças a um bis de Sturridge, o outro destaque da tarde vai para o duelo de portugueses no Southamtpon-Swansea (3-1). Cédric e José Fonte jogaram os 90 minutos na vitória sobre a equipa de Éder, que entrou ao intervalo para o lugar de Gomis. José Fonte cometeu, aos 84 minutos, a grande penalidade que originou o golo de honra dos visitantes, apontado pelo islandês Sigurdsson.

Resultados e classificação