A República Checa venceu este domingo a Islândia por 2-1, em jogo entre os dois líderes do Grupo A da fase de qualificação para o Campeonato da Europa realizado em Plzen.

Os checos mantêm o pleno - quatro encontros, quatro vitórias - e provocam o primeiro desaire dos nórdicos, que até começaram a partida a vencer.

Ragnar Sigurdsson, defesa do Krasnodar, inaugurou o marcador aos nove minutos, com a formação local a deixar-se bater pelo ar. No entanto, a equipa de Lars Lagerback não aguentou a vantagem. Kaderabek, nos descontos do primeiro tempo, e um autogolo de  Boedvarsson, aos 61 minutos, viraram o resultado a favor do conjunto de Pavel Vrba.

Os islandeses reagiram e tiveram, logo depois, uma grande oportunidade com Gylfi Sigurdsson a acertar no poste direito da baliza à guarda de Petr Cech. A bola ainda bateu nas costas do keeper do Chelsea, mas ressaltou para longe da linha de golo.

Cech ainda faria uma defesa extraordinária nos últimos minutos, salvaguardando os três pontos para a sua equipa.

Euro-2016, Grupo A: Holanda esmaga Letónia, com Robben e Huntelaar afinados

Na outra partida, a Turquia bateu o Cazaquistão por 3-1, com bis de Burak Yilmaz (26, de gp; e 29) e um outro remate certeiro, da autoria de Aziz (83). No segundo golo, o guarda-redes  Alexandr Mokin não fica isento de culpas. Smakov, aos 89, fez de penálti o tento de honra dos cazaques.

A República Checa lidera com 12 pontos, mais três do que a Islândia e seis que a Holanda. A Turquia tem quatro, a Letónia dois e o Cazaquistão apenas um.