Já não há adjetivos para qualificar a campanha da Islândia no Grupo A da fase de qualificação para o Euro2016, depois desta noite ter somado a sexta vitória em sete jogos frente à Holanda em pleno Arena de Amesterdão ( 1-0), resultado que deixa a equipa nórdica a apenas um ponto da qualificação direta para a fase final do Campeonato da Europa. Uma noite que até teve para ter mais surpresas, com o Cazaquistão a vencer em Plzen, mas a República Checa conseguiu dar a volta ao resultado ( 2-1) e acaba por reforçar o segundo lugar. Praticamente fora da corrida fica Turquia que não foi além de um empate na receção à Letónia ( 1-1) e não pode aspirar a mais do que um eventual «play--off».
 
Feitas as contas, a Islândia é a grande vencedora dos jogos desta quinta-feira, precisando, agora, apenas de um ponto nos últimos três jogos para carimbar o passaporte para França. A surpreendente vitória na Holanda começa por explicar-se pela expulsão do portista Martins Indi, aos 33 minutos, por agressão a um adversário. A Holanda precisava de ganhar para aproximar-se dos dois primeiros lugares, mas ao fim de trinta minutos, estava reduzida a dez. O estreante selecionador Danny Blind procurou equilibrar a equipa com a entrada de Narsingh para o lugar de Robben (lesionado), mas antes do intervalo também teve de prescindir de Huntelaar para compor a defesa com Jeffrey Bruma. Em três tempos, estava desfeito o ataque holandês.
 
Nada saía bem à equipa laranja e para piorar o quadro negro, Van der Wiel fez falta sobre Bjanason logo a abrir a segunda parte e, na conversão do respetivo castigo máximo, Sigurdssson atirou a contar, silenciando o Arena de Amesterdão. Um resultado que a Holanda, com apenas 10 pontos em 7 jogos, não conseguiu desfazer até final. A oito pontos da Islândia e a seis da República Checa, a Holanda terá agora de preocupar-se essencialmente com a Turquia na luta por um lugar no play-off.

Checos também apanham susto
 
Entretanto, em Plzen, na República Checa, esteve muito perto de acontecer outra surpresa, uma vez que Cazaquistão, com um golo de Yuri Logvinenko (21m), esteve a vencer até quinze minutos do final, altura em que os checos acordaram e viraram o resultado com um «bis» de Milan Skoda (74 e 86m). Com esta vitória, a República Checa também fica bem colocada na luta pela qualificação direta que também pode ficar carimbada no próximo domingo na visita à Letónia.
 
A Turquia, por seu lado, podia ressuscitar esta noite com uma vitória na receção à Letónia, mas depois de ganhar vantagem tarde, aos 77 minutos, por Selcuk Inan, permitiu o empate em tempo de compensação, com Valerijs Sabala a calar os barulhentos adeptos de Konya. Apesar de tudo, a Turquia ainda tm uma palavra a dizer quando, no domingo, receber a Holanda no jogo que poderá determinar o terceiro classificado deste grupo.

Euro2016: confira aqui todos os resultados e as qualificações

Resultados desta quinta-feira:
Rep. Checa-Cazaquistão, 2-1
Holanda-Islândia, 0-1
Turquia-Letónia, 1-1
 
Jogos de domingo:
Letónia-República Checa
Turquia-Holanda
Islândia-Cazaquistão