Rio Ferdinand, antigo internacional inglês, aposentou-se do boxe profissional mesmo antes do seu primeiro combate, isto após ter sido recusada uma licença profissional.

O antigo defesa do Manchester United, notificou o Conselho Britânico de Controlo do Boxe da sua «intenção de solicitar uma licença», mas recebeu a confirmação de que «não estariam a analisar a sua inscrição neste momento».

Ferdinand, com 39 anos, anunciou a sua decisão de tentar obter uma licença profissional, em setembro do ano passado, e revelou que estava a «treinar 4/5 vezes por semana» com o objetivo de competir no desafio Defender to Contender da Betfair.

Em comunicado na sua conta oficial de Facebook, o desportista desabafou: «Estou decepcionado com esta decisão é um eufemismo», e acrescenta ainda que «o boxe é um desporto fisicamente difícil, exigente e perigoso. Eu sempre tive respeito e nunca subestimei as dificuldades».

O antigo futebolista aproveitou ainda para agradecer «à Betfair, Richie Woodhall, Duke McKenzie, à minha equipe da New Era Global Sports, ao pessoal da GB Boxing e a todos que me apoiaram até agora. Tem sido uma ótima jornada».

Embora não possa competir profissionalmente, Rio Ferdinand admite: «o boxe deu-me um novo foco e impulso, continuarei a praticar a modalidade como parte do meu regime de fitness», acrescentou ainda o atleta.