O guarda-redes do RKC Waalwijk, Etienne Vaessen, perdeu os sentidos depois de um choque violento com o atacante do Ajax, Brian Brobbey, aos 88 minutos de jogo. A partida foi interrompida e acabaria mesmo por não ser retomada, com os jogadores e outros elementos associados à organização do jogo a fazerem uma cortina para tapar a cena, enquanto entravam em ação as equipas médicas.

O jogo da 7.ª jornada da liga neerlandesa estava já perto do final e com o Ajax em vantagem de 3-2 quando aconteceu o lance entre Vaessen e Brobbey. Logo depois de ser assistido no relvado e de ter recuperado a consciência, Vaessen, de 28 anos, foi retirado de maca, tratado ainda no balneário e depois transportado ao hospital.

Numa primeira atualização oficial, o diretor-geral do RKC Waalwijk, Frank van Mosselveld, referiu que «Etienne foi levado ao hospital».

O lance entre Vaessen e Brobbey (conteúdo sensível):

«Um grande elogio ao pessoal médico que seguiu o protocolo e iniciou imediatamente a reanimação. É, no imediato, assustador para os adeptos. Ele colidiu com a cabeça no pé ou no joelho do Brobbey», referiu, em declarações ao canal televisivo NOS.

«Eu estava com ele no balneário e a esposa dele também veio [ndr: ao estádio] de casa. Ela também lá estava. Os médicos fizeram o seu trabalho. O Etienne parecia acessível, mas não tinha ideia de onde estava e o que tinha acontecido», detalhou.

Com a interrupção em definitivo do jogo, houve uma ovação dos adeptos nas bancadas para Vaessen e a mensagem: «Nunca caminharás sozinho» e a situação motivou reações de vários clubes, que colocaram publicações nos seus canais oficiais com mensagens de força para Vaessen.

Pouco depois das 23 horas (em Portugal Continental), o RKC Waalwijk deixou uma nota adicional sobre Vaessen, que «está consciente» e foi «transportado ao hospital para exames complementares.

«Estamos extremamente chocados com o incidente em campo com o nosso guarda-redes Etienne Vassen. Podemos anunciar que, depois de um extenso exame médico, ele está consciente e foi transportado ao hospital para exames complementares. Desejamos muita força ao Etienne e esperamos tê-lo connosco novamente, em breve», pode ler-se, no comunicado do clube.