Não é vulgar ver José Mourinho e Cristiano Ronaldo nas manchetes noticiosas por motivos infelizes. Aconteceu este fim-de-semana, embora as razões para a vergonha, assumida por ambos, sejam completamente diferentes.

O Chelsea, o poderoso Chelsea de José Mourinho, foi eliminado da prestigiada FA Cup pelo modesto Bradford City, clube onde alinha outro português.

Filipe Morais, ex-jogador dos blues, e restantes colegas foram reis e senhores em Stamford Bridge. Pode, e deve-se, falar em escândalo. Os «blues» estiveram a vencer por 2-0 e o brioso visitante, oriundo da League One, teve a soberba capacidade de marcar quatro golos a Petr Cech. Mourinho acabou «envergonhado».

Mourinho, um homem com aversão à derrota, teve a gentileza de se deslocar ao balneário do Bradford e cumprimentar, um a um, os heróis do Bradford.

O ambiente nos vestiários do City ficou assim (muito compreensivelmente, convenhamos):

 

Talvez não dê para atenuar a dor da queda, mas é justo salientar a derrota de outros grandes de Inglaterra às mãos de clubes de dimensão inferior.

O Manchester City foi surpreendido pelo Middlesbrough, o Tottenham vergou-se na receção ao Leicester, o Southampton também não foi capaz de aproveitar o fator casa e caiu diante do Crystal Palace.

Já o Liverpool e o Manchester United terão de se submeter a uma segunda-mão, contra o Bolton e o Cambridge, respetivamente. É a beleza desta competição maravilhosa.

TODOS OS RESULTADOS DA FA CUP

Voltemos ao princípio do texto. José Mourinho envergonhado, sim, já percebemos as razões. E Cristiano Ronaldo?

Bem, no caso do atacante o que está em causa é um comportamento inadequado. Ronaldo agrediu Edimar, ex-Rio Ave e atualmente no Córdoba. Faltavam sete minutos para o fim e o Real Madrid empatava 1-1, mas um penálti de Gareth Bale, em cima da hora, garantiu os três pontos para os homens da capital.

Edimar fez questão de desdramatizar o comportamento do português e também Ronaldo reagiu ao pedir desculpas pelo destempero.

Em Espanha, os três da frente continuam muito perto na classificação. O Barcelona, com Messi e Neymar absolutamente endiabrados, e Atlético Madrid também venceram e não abrandam a perseguição ao Real Madrid.

Muito perto do trio da frente continua o Valência, após importante triunfo de 3-1 sobre o Sevilha.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÕES DA LIGA ESPANHOLA

O futebol internacional não se esgota em Inglaterra e em Espanha. Passemos para a Serie A, em Itália, onde um golo-fantasma está a provocar enorme agitação. Morganella, jogador do Palermo, fez golo à Sampdoria, mas a equipa de arbitragem não validou o lance, apesar de a bola ter claramente transposto a linha de baliza. 1-1 no final, com muita polémica.  
Numa jornada que assinalou as estreias de Silvestre Varela (Parma) e Maurício (Lazio), a Juventus ampliou a vantagem para o segundo classificado, a AS Roma, e já tem sete pontos de conforto.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DA LIGA ITALIANA

Em França, Bernardo Silva continua a evidenciar admirável evolução. O ex-jogador do Benfica foi um dos melhores do AS Mónaco no triunfo por 0-1 em Lille, resultado que solidifica o quinto lugar dos homens de Leonardo Jardim na Ligue 1.

Mais acima na tabela, o Lyon prossegue o percurso fantástico, e o PSG - vencedor em St. Etienne - aproveitou a derrota do Marselha em Nice para ficar lado a lado com a equipa de Marcelo Bielsa. Zlatan Ibrahimovic resolveu como tão bem sabe os problemas dos parisienses. Na marcação de uma grande penalidade.

RESULTADOS E CLASSIFICAÇÃO DA LIGA FRANCESA

Enquanto a Bundesliga continua na paragem de inverno, outros portugueses brilham por essa Europa fora. Edinho fez mais um golo e Bruma também fez o gosto ao pé no campeonato turco. Destaque, pois, para esta dupla emigrante.