O defesa Lichnovsky, ex-FC Porto, e o avançado Nicolás Castillo, antigo jogador do Benfica, integram a lista de convocados do bicampeão Chile para a Copa América, que se disputa no Brasil, de 14 de junho a 07 de julho.

O defesa-central, de 25 anos, representou o FC Porto durante temporada e meia, três jogos pela equipa principal, antes dos empréstimos a Gijón, Valladolid e a transferência para os mexicanos do Necaxa.

Com uma passagem pouco feliz pelo futebol português, Castillo, de 26 anos, cumpriu apenas meia época ao serviço do Benfica, não marcou nenhum golo em onze jogos, e transferiu-se no último mercado de inverno para o América do México.

Numa convocatória divulgada no domingo, em que se destaca a presença dos líderes Arturo Vidal (Barcelona) e Alexis Sánchez (Manchester United), o selecionador Reinaldo Rueda deixou de fora o guardião Cláudio Bravo, que se lesionou há meses ao serviço dos ingleses do Manchester City.

O médio do FC Barcelona e o avançado do Manchester United, considerado o melhor jogador da prova em 2016, têm sido peças fundamentais na seleção orientada por Rueda.

A seleção chilena procura o terceiro título consecutivo, depois de ter vencido a prova em 2015 e em 2016, no ano em que a competição celebrou o centenário, tendo derrotado a Argentina em ambas as finais.

O Chile vai disputar a primeira fase da competição integrado no grupo C, juntamente com as seleções do Equador, Chile e Japão, que, tal como o Qatar, participa na prova por convite.

Lista de 23 convocados do Chile para a Copa América:

Guarda-redes: Gabriel Arias (Racing-ARG), Brayan Cortés (Colo Colo), Yerko Urra (Huachipato);

Defesas: Mauricio Isla (Fenerbahçe-TUR), Gary Medel (Besiktas-TUR), Guillermo Maripán (Alavés-ESP), Jean Beausejour (Universidad de Chile), Paulo Díaz (Al Ahli-ARA), Igor Lichnovsky (Cruz Azul-MEX), Óscar Opazo (Colo Colo), Gonzalo Jara (Estudiantes-ARG);

Médios: Charles Aránguiz (Bayer Leverkusen-ALE), Arturo Vidal (Barcelona-ESP), Pablo Hernández (Independiente-ARG), Diego Valdés (Santos Laguna-MEX), Erick Pulgar (Bologna-ITA), Esteban Pavez (Colo Colo);

Avançados: Nicolás Castillo (América-MEX), Alexis Sánchez (Manchester United-ING), Eduardo Vargas (Tigres-MEX), José Pedro Fuenzalida (Universidad Católica), Junior Fernandes (Antalyaspor-TUR) e Ángelo Sagal (Pachuca-MEX)