A Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFG) suspendeu os jogos do campeonato por tempo indeterminado devido a falta de verbas para custear a realização da prova, indicou o organismo numa nota distribuída hoje à imprensa.

Na nota, a secretária-geral da FFG, Virgínia da Cruz, indicou que «os jogos do campeonato da primeira divisão são suspensos a partir desta semana, devido à situação financeira».

A interrupção do campeonato, facto recorrente no futebol guineense, acontece numa altura em que a prova ia na sétima jornada, com o Sporting da Guiné-Bissau na frente, com 17 pontos, seguido do Benfica de Bissau, com 14.

Uma outra fonte da federação indicou à agência Lusa que a instituição foi obrigada a tomar a medida por já não ter a capacidade de suportar as despesas com o campeonato pelo facto de a federação não ter recebido a subvenção anual do Governo.

Porém, o executivo acusa o presidente da federação, Manuel Nascimento Lopes, de sabotagem à sua ação. Nascimento Lopes é político e faz parte da lista dos 15 deputados expulsos do parlamento. Recentemente foi citado pela imprensa local a admitir que estava empenhado em derrubar o atual governo no parlamento.