As estátuas dos antigos futebolistas Pelé e Diego Maradona foram apresentadas no sorteio das edições 2018 da Taça Libertadores e da Taça Sul-Americana.

Numa cerimónia realizada na quarta-feira, no Paraguai, foram exibidas as estátuas em tamanho real, com as antigas estrelas brasileira e argentina a envergarem o número 10 nas respetivas camisolas e cada uma a levantar o troféu do campeonato do mundo.

As figuras representam momentos marcantes na carreira dos dois ex-atletas ao serviço das seleções. Pelé conquistou três mundiais pelo Brasil – 1958, 1962 e 1970 – e ergueu a Taça dos Libertadores por duas ocasiões, em 1962 e 1963, ao serviço do Santos, único clube brasileiro que representou.

Já Maradona levou a seleção da Argentina à conquista do Mundial de 1986, no México.

As estátuas podem ser visitadas na sede da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL).

Quanto ao sorteio, o atual campeão da Libertadores, o Grémio, terá como adversários o Cerro Porteño (Paraguai), o Monagas (Venezuela) e o Defensor Sporting (Uruguai). O grupo sete é visto como o ‘da morte’: engloba o campeão brasileiro Corinthians, o Milionarios – vencedor do Torneio Clausura da Colômbia – o Deportivo Lara, vice-campeão da Venezuela e o campeão da Taça Sul-Americana de 2017, o Independiente, da Argentina.

A prova arranca a 22 de janeiro de 2018.