A FIFA divulgou nesta terça-feira os 11 candidatos a treinador do ano. Uma lista sem treinadores portugueses, o que acontece pela primeira vez desde a atribuição do troféu.

Entre os nomeados, uma lista anunciada de 10 nomes mas que foi alargada, estão cinco selecionadores que se destacaram no Mundial 2018, a começar pelo campeão do mundo Didier Deschamps e os outros técnicos que atingiram as meias-finais, além do selecionador russo, Stanislav Cherchesov. 

Desde a criação do troféu pela FIFA em 2010 Portugal teve sempre treinadores nomeados. José Mourinho, que venceu a primeira edição e é ainda o único português a ter ganho o troféu, só ficou fora das opções por um ano, em 2016, tendo nessa altura sido nomeado Fernando Santos, que foi terceiro. Em 2017 tanto Mourinho como Leonardo Jardim entraram na lista de candidatos. 

A FIFA está a divulgar esta terça-feira os candidatos aos vários troféus que se chamam agora «The Best», e cujos vencedores serão anunciados em setembro. As nomeações para melhor jogador do ano serão anunciadas às 15h. 

Os 11 nomeados para treinador do ano:

Massimiliano Allegri (Juventus)

Stanislav Cherchesov (Rússia)

Zlatko Dalic (Croácia)

Didier Deschamps (França)

Pep Guardiola (Manchester City)

Jürgen Klopp (Liverpool)

Roberto Martinez (Bélgica)

Diego Simeone (At. Madrid)

Gareth Southgate (Inglaterra)

Ernesto Valverde (Barcelona)

Zinedine Zidante (Real Madrid)