A Argentina goleou esta terça-feira, em Concepción, o Paraguai por 6-1 e qualificou-se para a final da Copa América, em que terá pela frente o Chile, país organizador.

Javier Pastore, Lionel Messi e Ángel di María foram as figuras da seleção de Tata Martino, que como tinha acontecido no jogo da fase de grupos chegou rapidamente a uma vantagem de dois golos.

A Pulga encontrou o caminho para o 1-0 num livre lateral que Rojo, aos 15 minutos, emendou para a baliza. Aos 27, Léo encontrou Pastore em corrida e, na passada, o médio do Paris Saint-Germain, atirou a contar.

O conjunto guaraní, que perdeu o ex-benfiquista Derlis González e a sua estrela Roque Santa Cruz por lesão ainda no primeiro tempo, reagiu e reduziu, aos 43 minutos, por Lucas Barrios, depois de Bruno Valdez ter desencadeado um contra-ataque mortífero.

No segundo tempo, quando um novo 2-2 pairava no ar, brilhou de Di María. Aos 47, Pastore colocou-o frente a frente com Vilar e não perdoou. Seis minutos depois, emendou para a baliza uma defesa incompleta do guardião paraguaio.

Aos 81, de novo Angelito a cruzar para Agüero cabecear para o 5-1. Higuaín, entrado um minuto antes, assinou o sexto golo da equipa das Pampas aos 83, aproveitando uma bola perdida na área contrária tocada por Messi.