Chancel Mbemba, o mais recente reforço do Newcastle, está envolto numa polémica em torno da sua verdadeira idade. O internacional congolês, que neste defeso trocou o Anderlecht pelo emblema da Premier League, aparece como tendo idades diferentes em várias certidões.

A polémica teve origem logo no início da sua carreira.

Mbemba foi registado pelos dois primeiros clubes que representou no Congo como tendo nascido em 1988, mas aparece como nascido em 1991 noutra certidão submetida pela seleção congolesa, aquando da participação numa fase de qualificação para a Taça das Nações Africanas.

O Anderlecht, clube onde chegou em 2012, registou o defesa como tendo nascido em 8 de agosto de 1994, conta a BBC, enquanto o próprio jogador pensa ter nascido em 1990.

Uma confusão de contornos caricatos, que já chegou inclusivamente à FIFA. O organismo ordenou a abertura de uma investigação à idade do jogador, agora que o congolês vai alinhar na Premier League.

A federação inglesa já concedeu um primeiro visto ao jogador, para que pudesse entrar em terras britânicas, mas a licença de trabalho pode estar em risco enquanto não se resolver o processo.

Certo é que a verdadeira idade de Mbemba é já motivo de brincadeiras no balneário da seleção congolesa. O colega de seleção Gabriel Zakuani, jogador do Peterborough, assegura que «não deve passar um dia sem que mencionem os aniversários» do defesa.

«Ele aceita tudo com bom coração. Um dia acordámos e era o aniversário de um jogador na seleção, mas em vez de fazermos uma festa para esse jogador, decidimos fazer a festa para o Chancel e dissemos-lhe “é um dos teus aniversários?”. É algo que o persegue mas é um grande jogador. Estou do lado dele. Para ser honesto, ele é um bom rapaz, por isso acredito que tenha 20 anos», sublinhou Zakuani à BBC, esta sexta-feira.