A federação coreana de futebol confirmou Paulo Bento como selecionador, tal como o Maisfutebol noticiou.

Em conferência de imprensa nesta sexta-feira, o líder do comité que indicou o técnico português, Kim Pan-gon, explicou as razões que levaram à contratação de Bento.

«É profissional, carismático e tem paixão e confiança», disse, depois de explicar que o técnico luso gosta de «um futebol de pressão alta que não permite a construção aos adversários».

Ora, a agência de notícias coreana indica que houve outros técnicos contactados, casos de Carlos Queiroz, Vahid Halilhodzic, Luiz Felipe Scolari, Jurgen Klinsmann e Carlos Osorio.

Kim Pan-gon admitiu que existiram outros nomes: «Houve candidatos que queriam mais dinheiro do que aquele que podíamos oferecer. Alguns disseram que não queriam sair dos respetivos países por um período tão longo por razões familiares.»

Paulo Bento assina um contrato de longa duração, com vista à participação no Mundial 2022, no Qatar. A estreia está marcada para o próximo mês, quando a Coreia do Sul receber a Costa Rica e o Chile, em jogos particulares.

Kim Pan-gon concluiu com um resumo do currículo do treinador português: «Conduziu Portugal ao terceiro lugar no Euro 2012 e ajudou a equipa a qualificar-se para o Mundial 2014. Antes de orientar a seleção portuguesa, tinha 139 vitórias, 51 empates e 39 derrotas com o Sporting e conquistou quatro troféus.»