John Anthony Brooks tornou-se esta quarta-feira na transferência mais cara de um futebolista norte-americano. O defesa foi contratado pelo Wolfsburgo ao Hertha de Berlim, assinando até 2022.

«A decisão de deixar a minha cidade natal não foi fácil. Depois de falar com Olaf Rebbe [diretor desportivo] e Andries Jonker [treinador] eles fizeram-me mudar de opinião e convenceram-me com os seus projetos», justificou o futebolista.

Os dois emblemas concordaram em não divulgar a quantia, mas a imprensa germânica fala num negócio a rondar os 20 milhões de euros. De resto, valor que ultrapassa os 11,6 milhões pagos pelo Sunderland para contratar Jozy Altidore.

Brooks, de 24 anos, nasceu em Berlim e começou por jogar ao serviço das camadas jovens do Hertha. Chegou à equipa principal em 2012/13, tendo contribuído para o regresso à Bundesliga. Esta época foi quase sempre titular e ajudou a formação de Berlim a chegar à Liga Europa.

Agora, o defesa que possui 30 internacionalizações pelos Estados Unidos, junta-se ao Wolfsburgo, onde atua o português Vieirinha.