O Istambul Basaksehir, adversário do Sp. Braga na fase de grupos da Liga Europa, venceu neste sábado o Fenerbahçe por 3-2, no dérbi de Istambul que marcou a 4.ª jornada da liga turca.

No reduto do adversário, o vice-campeão turco esteve a vencer por dois golos de diferença, mas acabou por desperdiçar essa vantagem. Ainda assim, iria garantir a vitória num final dramático.

O primeiro golo do Basaksehir surgiu logo aos 2 minutos, por intermédio de Attamah, após um canto cobrado por Belozoglu.

O segundo apareceu aos 32' e pareceu quase tirado a papel químico, muito embora não tenha surgido de um lance de bola parada. Adebayor, solto no coração da área, cabeceou para o fundo das redes e gelou os adeptos do Fenerbahçe.

A reação da equipa da casa apareceu ainda antes do tempo de descanso, pelo ex-Mónaco Dirar. Uma má saída de Babacan deixou a bola à mercê do marroquino, que à entrada da área conseguiu reduzir a desvantagem no marcador.

O Fenerbahçe chegaria ao empate aos 79 minutos, aproveitando um lance infeliz de Clichy. Canto cobrado na esquerda por Valbuena, Skrtel saltou ao segundo poste e a bola embateu na perna do lateral francês, acabando por trair o guarda-redes.

O balde de água fria ficou guardado para os descontos (90+3'), quando o Basaksehir chegou à vitória, graças a um golaço de Kerim Frei, que tinha entrado dez minutos antes.

Com este triunfo sofrido, o Basaksehir assumiu o 3.º lugar da classificação, ainda que à condição, com 9 pontos.

Recorde-se que os turcos deslocam-se à Pedreira a 28 de setembro, para defrontar o Sp. Braga na Liga Europa.