O AC Milan pode vir a ser excluído da participação nas competições europeias nas próximas temporadas. Esta é, como hipótese, uma das mais severas medidas que a UEFA poderá aplicar ao emblema italiano, caso este seja punido no que toca ao cumprimento das regras do fair-play financeiro.

O clube de Milão sabe se será punido a meio de dezembro, após ter enviado informação complementar à UEFA. A 9 de novembro, após solicitação do clube, os transalpinos reuniram com a instância do controlo financeiro da UEFA, para negociar um acordo voluntário quando às regras do fair-play.

Após o encontro, os lombardos foram obrigados a enviar documentação e esclarecimentos adicionais. Segundo fonte dos italianos, citada pela agência Lusa, «o AC Milan recebeu um pedido da UEFA para o envio de documentos e explicações adicionais, com a data limite fixada até 8 de dezembro».

De acordo com o porta-voz da UEFA, o organismo irá decidir «apenas e unicamente sobre o pedido de acordo voluntário negociado do AC Milan de agora até meio de dezembro».

Caso o pedido seja recusado, o AC Milan pode aguardar por um acordo negociado em piores condições, especialmente em «objetivos financeiros a atingir, limitações nas transferências e número de jogadores que podem ser inscritos nas competições europeias». No limite, e caso o clube não aceite estas restrições, a UEFA poderá «excluir o clube de competições europeias para uma ou mais épocas», acrescenta a fonte.

Note-se que os participantes nas provas da UEFA têm de provar a inexistência de dívidas em atraso para com outros clubes, jogadores, segurança social e autoridades fiscais.