A UEFA anunciou, ao final da tarde desta sexta-feira, a abertura de uma investigação sobre os incidentes que tornearam o AZ Alkmaar-Legia Varsóvia, jogo da Liga Conferência disputado na quinta-feira, que terminou com detenções do português Josué e do sérvio Radovan Pankov, já no autocarro da equipa polaca, após o encontro.

«De acordo com o artigo 31(4) do Regulamento Disciplinar da UEFA, os Inspetores de Ética e Disciplina da UEFA foram nomeados hoje para conduzir uma investigação sobre os incidentes que alegadamente ocorreram depois do jogo da fase de grupos da Liga Conferência Europa da UEFA, entre o AZ Alkmaar e o Legia Varsóvia, a 5 de outubro de 2023, nos Países Baixos. Informações adicionais sobre este assunto vão ser dadas em tempo oportuno», refere a UEFA, em comunicado.

Os dois atletas, que foram libertados, já estão de regresso à Polónia, como também anunciou o Legia esta tarde, através da rede social X.

O sucedido após o jogo de quinta-feira desencadeou uma onda de reações ao mais alto nível na Polónia, chegando rapidamente ao Governo do país. O Legia apontou o dedo à polícia neerlandesa e também a Federação Polaca de Futebol já pediu explicações à sua congénere neerlandesa e à UEFA.