São cada vez mais as mulheres que procuram no cirurgião uma solução para recuperar o prazer sexual. A vaginoplastia ou o rejuvenescimento vaginal têm cada vez mais adeptas, de acordo com o portal de informação «20 minutos».

A vaginoplastia é uma intervenção a laser e tem um pós-operatório simples. Por isso tem vindo a ganhar cada vez mais adeptas entre as mulheres maduras - com cerca de 50 anos - que tinham uma vida sexual plena ao longo da vida e a perderam devido a partos traumáticos ou outras alterações da estrutura vaginal.

Apesar de ser pouco conhecida, esta é uma cirurgia que está a ter cada vez mais procura. De acordo com o cirurgião e especialista em ginecologia e obstetrícia Javier del Pozo, citado pelo «20 minutos», o objectivo desta intervenção é deixar a vagina em condições pré-concepcionais, ou seja, como se as mulheres não tivessem tido filhos.

Isto é possível reforçando os músculos. As intervenções duram entre 60 e 90 minutos e custam entre 3 mil a 4 mil euros.

As mulheres que fazem esta cirurgia no Centro Médico Teknon de Barcelona são sobretudo estrangeiras que vivem na capital catalã.

«Estamos a falar de mulheres que tiveram relações sexuais com êxito. Às que não tiveram relações relações gratificantes, o rejuvenescimento não lhes garante que vão melhor a sua vida sexual», avisa Del Pozo.

Em mais de 80 por cento dos casos, as pacientes estão muito satisfeitas com o resultado da operação. Noutros 10 por cento melhoraram a sensibilidade ou ficam iguais ao que estavam. Raros são os casos em que as mulheres não conseguiram alcançar os objectivos esperados, destaca o médico espanhol.