A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) chegou a entendimento com a liga espanhola para a implementação do vídeo-árbitro no país na próxima época desportiva.

Após algum impasse da RFEF por questões financeiras, está dado o próximo passo para que o VAR seja uma realidade em 2018/19. Pelo menos, já há vontade mútua das duas partes.

Em comunicado, a RFEF informa agora aguardar a «aprovação» da parte da Internacional Board (IFAB) – organismo que regula as regras no futebol mundial - «para o seu uso [do VAR] no campeonato nacional da primeira divisão a partir do início da temporada 2018/19».

Enquanto aguarda o aval do IFAB, Espanha avança já com projeto de implementação do VAR, liderado pelo ex-árbitro Carlos Velasco Carballo.

A partir desta sexta-feira, os árbitros e árbitros assistentes da primeira categoria em Espanha vão iniciar «a fase offline de formação técnica, que inclui o estudo do protocolo do VAR, práticas em simuladores e testes em vídeo através de jogos offline», informa a RFEF.