Israel está por detrás do atentado que causou, esta quarta-feira, a morte do cientista iraniano, Mostafa Ahmadi Roshan, afirmou o vice-governador de Teerão, citado pela televisão iraniana em língua árabe Al-Alam.

«Israel é responsável por este atentado, o método é semelhante ao que foi utilizado noutros atentados contra cientistas iranianos», declarou Safar-Ali Baratloo.

Ahmadi Roshan trabalhava na central de enriquecimento de urânio de Natanz (centro), informou a agência Mehr. «O engenheiro Ahmadi Roshan, que há nove anos se formou em Química na Universidade Sharif, era o vice-director para assuntos comerciais da central de Nantanz», destacou a agência. Natanz é a principal central de enriquecimento do Irão e tem mais de 8 mil centrifugadoras.

A explosão de uma viatura ocorreu esta manhã junto à universidade Allameh Tabatabai, no leste de Teerão, ferindo ainda duas pessoas.

De acordo com o chefe dos serviços de urgência iranianos, Hassan Abbasi, citado pela ISNA, «um Peugeot 405 explodiu esta manhã perto da faculdade de ciências sociais da Universidade Allameh Tabatai, no leste de Teerão».