Pelo menos seis voos entre Portugal e a Escócia foram esta terça-feira cancelados na sequência da nuvem de cinzas libertada pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn.

A companhia de baixo custo Easyjet anunciou na sua página de Internet o cancelamento de dois voos entre Faro e Glasgow, enquanto a Ryanair cancelou também dois voos entre os mesmos aeroportos e dois entre Faro e Edimburgo.

A dispersão da nuvem de cinzas já provocou de resto o cancelamento de 500 voos comerciais em toda a Europa, confirmou um novo comunicado da Eurocontrol.

Actualmente, há em média cerca de 30 mil voos na Europa por dia. O Grimsvotn, o vulcão mais activo da Islândia, entrou em erupção no sábado, já atingiu parte da Dinamarca, bem como o norte da Noruega e da Suécia.

A Comissão Europeia não prevê porém que esta nuvem de cinzas provoque um caos com consequências semelhantes ao que aconteceu no último ano com a erupção de outro vulcão islandês, o Eyjafjallajökull.

«Não prevemos neste momento que o fecho do espaço aéreo seja expandido para níveis superiores», disse o vice-presidente da União Europa, Siim Kallas.