O futebolista do Real Madrid, o brasileiro Vinícius Júnior, é o melhor “driblador” jovem a nível mundial, de acordo com o mais recente estudo do Observatório do Futebol (CIES), tendo em conta apenas os jogos a nível interno, nos respetivos campeonatos.

No top-100 apresentado pelo CIES, o internacional sub-21 português David da Costa, que joga no Lens (França) é o melhor nome luso, surgindo na 19.º posição.

Quanto a jogadores da Liga portuguesa, há apenas um nesta lista. Trata-se do português Fábio Ronaldo, do Rio Ave, que aparece na 88.ª posição.

De acordo com o CIES, o estudo teve em conta os jogos dos futebolistas nas ligas em que atuam, ao longo dos últimos 365 dias, numa lista de atletas compilada a partir de um índice que combinou a frequência e a percentagem de dribles bem-sucedidos, assim como o nível desportivo das equipas e dos seus adversários. Foram apenas considerados jogadores que ainda não fizeram 23 anos e que jogaram, no mínimo, 1.500 minutos na sua liga nacional.

No pódio, seguido de Vinícius, surge o compatriota Ângelo Gabriel (Santos) e o internacional alemão Jamal Musiala (Bayern Munique).

Veja, na galeria associada, o top-10 dos melhores dribladores jovens.