O ministério do Interior italiano proibiu a partir desta sexta-feira os adeptos da Atalanta de assistirem aos jogos fora de casa da equipa da Serie A nos próximos três meses. A probição seguiu-se aos incidentes de violência no jogo com a Roma no último fim de semana.

Em comunicado citado pela Lusa, o ministério informou que se trata da primeira ocasião em que se aplica a «Lei dos Estádios», aprovada no mês passado, para garantir a segurança nas provas desportivas.

Os adeptos da Atalanta não vão poder entrar em estádios de futebol em que a sua equipa vá jogar como visitante durante os próximos três meses. Nos jogos em casa, só vai ser permitida a entrada a quem tiver cartão de sócio.

O ministério referiu que os «grupos violentos dos adeptos da Atalanta foram responsáveis por graves incidentes» ao atacarem as forças de segurança «com bombas inflamáveis e pregos» ferindo seis agentes da polícia e danificando três veículos.

A proibição que é imposta aos adeptos da equipa italiana surgiu na sequência de uma reunião com o Comité de Análises para a Segurança em Eventos Desportivos.