Zlatan Ibrahimovic jogou uma época e meia no Manchester United, mas esse período deve ser dividido em dois. Antes e depois da lesão no joelho.

Agora, em entrevista à BBC, o atual jogador dos LA Galaxy fala abertamente sobre a sua passagem pelo clube inglês treinado pelo português José Mourinho e sobre como percebeu, depois da lesão, que já não era o mesmo jogador, tendo optado por deixar o clube por essa razão.

«Quando recuperei, disse para mim mesmo: ‘Já não estou lá’, recorda. «O Manchester teve um Zlatan antes, e eu não estava preparado para ser esse Zlatan.»

A estrela sueca lembra que ainda fez sete jogos após recuperar da lesão, mas que o respeito que pelos companheiros o obrigou a tomar a decisão de falar com Mourinho.

«Fui chamado para alguns jogos, mas disse ao treinador: 'eu não estou pronto. Não quero desapontá-lo. Até pelo respeito que tenho pelos meus companheiros de equipa e por si. Escolha outro jogador que faça o trabalho melhor’. Eu levantei-me e fi-lo, apesar de ser Zlatan», garante.

Recordando a estreia de sonho pelo clube norte- americano, Ibrahimovic confessa que os golos marcados fizeram com se sentisse vivo outra vez, depois de uma longa recuperação.

«Senti-me vivo outra vez, depois de uma longa recuperação. Estive lesionado, mas estava ali outra vez a fazer aquilo que amo. E fi-lo à minha maneira, como sempre fizera ao longo da minha vida», orgulha-se o avançado, garantindo que aqueles 20 minutos da sua estreia no futebol dos EUA «fizeram valer a pena os oito meses de recuperação».

«Pogba? O que querem mais?»

Apesar de ter deixado o Manchester United, Zlatan mostra que continua atento ao presente do clube, tendo aproveitado a entrevista à BBC para defender Paul Pogba, que tem sido alvo de muitas críticas desde que assinou pelos ingleses, naquela que foi, na altura, a transferência mais cara de sempre.

«Há jogadores que estão acima das estrelas e acho que ele ainda não está nesse nível, mas é um jogador fantástico que pode chegar a esse nível», nota, lembrando que se trata de um jogador jovem e já com muita experiência ao mais alto nível.

«Provavelmente, já ganhou mais nos grandes palcos do futebol do que aqueles que o criticam. Não nos podemos esquecer que o Paul [Pogba] já jogou a final da Liga dos Campeões, uma final do Europeu com a seleção dele, e acabou de ganhar o Mundial. É alguém que ganhou muitos títulos em Itália e que voltou a ganhar como o United. O que querem mais?», questiona Ibrahimovic.