Ali Daei foi despedido este domingo do cargo de seleccionador do Irão um dia depois de ter perdido em casa, em Teerão, com a Arábia Saudita comandada por José Peseiro (1-2), em jogo da zona asiática de qualificação para o Mundial-2010.
O afastamento do antigo internacional foi avançado pela agência de notícias IRNA que explicou os motivos da dispensa do técnico, citando uma fonte anónima. «Ali Daei foi dispensado das suas funções, em resposta a um pedido do povo, pela negligência demonstrada em cumprir o seu dever e pelos maus resultados», refere o curto comunicado.
A selecção perdeu no sábado pela primeira vez em casa em 24 anos, diante de cem mil espectadores, no jogo que assinalou a estreia de José Peseiro à frente da selecção saudita.
Apesar do desaire, Javad Nekounam, a estrela da equipa do Irão, acredita que a sua equipa continua com hipóteses de se qualificar para a fase final do Mundial-2010, mas admite que a derrota «complicou as contas».
O Irão ocupa o quarto e penúltimo lugar do Grupo 2 a Zona Asiática, com seis pontos, menos quatro do que a líder Coreia do Norte.