Depois de Marselha, a violência chegou a outra cidade francesa. Em Nice, onde polacos e norte-irlandeses se concentram para o jogo de domingo, confrontos irromperam na noite deste sábado.

Confrontos no estádio no final do Inglaterra-Rússia

Segundo informações do jornal Nice Matin, o ambiente entre adeptos das duas seleções até era pacífico, e bem regado, quando um grupo de adeptos locais chegou e começou a cantar o hino nacional francês e o hino da cidade de Nice.

(Adeptos polacos e norte-irlandeses em convívio durante a tarde)

Seguiram-se provocações de parte a parte até que a primeira garrafa voou e se seguiu uma chuva de garrafas de vidro, acompanhada por confrontos entre centenas de pessoas, lançando o pânico no local, com as pessoas a tentar fugir.

De acordo com um responsável da polícia da Irlanda do Norte, que acompanha os adeptos norte-irlandeses em Nice, a polícia antimotim francesa foi chamada depois de vários jovens franceses terem atirado garrafas contra apoiantes da equipa norte-irlandesa, que se encontravam em cafés na praça Massena, no centro da cidade.

«Cerca de 20 ou 30 jovens locais começaram a atirar garrafas contra os adeptos norte-irlandeses. Algumas garrafas foram devolvidas e trocaram-se alguns murros. A polícia francesa chegou e controlou a situação», disse o responsável, que não foi identificado pela agência noticiosa France Presse (AFP).

O presidente da região afirma que o comportamento destas pessoas, a que chamou, sem rodeios, de hooligans, é «inaceitável».

A situação acalmou entretanto após intervenção policial.