Pela primeira vez, desde que é selecionador da Irlanda, Giovanni Trapattoni perdeu um jogo diante da squadra azzurra». Depois de uma vitória e dois empates frente à seleção do seu país natal, o técnico irlandês rendeu-se às evidências e elogiou fortemente a equipa de Cesare Prandelli: «Algumas equipas fortes já foram para casa e isso quer dizer que esta Itália tem a qualidade necessária para ir até ao fim», afirmou em conferência de imprensa, depois da derrota por 2-0 com os italianos.

Trapattoni afirmou que a exibição da Irlanda permitiu recuperar algum do orgulho abalado com a goleada sofrida perante a Espanha: «Jogámos muito melhor nesta noite do que nos jogos anteriores. Tivemos mais personalidade, credibilidade e empenho», afirmou o veterano técnico italiano.

Para Trapattoni, o primeiro golo, de Cassano, foi o momento decisivo do jogo: «Estivemos muito bem nos primeiros 20 ou 30 minutos, tivemos oportunidades para marcar, mas depois daquele golo as hipóteses de ganharmos eram mínimas», afirmou.

Trapattoni acrescentou ainda que alguns jogadores lhe comunicaram a intenção de deixar a seleção, algo que pretende evitar nos próximos dias: «Ainda é cedo para essas decisões, mas falei com um ou outro jogador. Em Agosto, quando voltarmos a jogar, faremos o ponto de situação. Para já há muita gente desapontada, mas eu tenho vontade de acreditar outra vez, tenho a certeza de que termos energia renovada na qualificação para o Mundial 2014, onde poderemos fazer melhor. Estou orgulhoso do percurso deste grupo e quero recomeçar este trabalho, já na próxima época», prosseguiu o técnico de 73 anos.