O multimilionário russo Roman Abramovich vai ajudar a compatriota e campeã olímpica Yelena Isinbayeva a treinar na sua cidade natal, através da reconstrução do pavilhão de Volgograd. A recordista mundial no salto à vara encontrou-se com o dono do Chelsea em Dezembro passado, em Zurique, por ocasião do anúncio da candidatura vencedora ao Mundial-2018, altura em que fez o pedido de ajuda.

«A Yelena [Isinbayeva] pediu ajuda a Roman Abramovich para recuperar o pavilhão de Volgograd. No Inverno, o recinto torna-se demasiado frio para treinar e, além disso, a pista é bastante velha e precisa de ser substituída», contou o presidente da federação russa de atletismo, Valentin Balakhnichyov, nesta segunda-feira, à Reuters.

Também o porta-voz de Abramovich, John Mann, confirmou a notícia à agência: «Sim, é verdade que Yelena abordou Roman nesse sentido e que as conversações estão a decorrer.»

«Sei que [Roman] Abramovich já pediu para saber o que tem de ser feito e quanto custa fazê-lo. Com sorte, o trabalho estará realizado até ao Verão», acrescentou Valentin Balakhnichyov.

Recentemente, Yelena Isinbayeva trocou de treinador, regressando à Rússia para voltar a trabalhar com o seu antigo mentor Yevgeny Trofimov, na sequência dos fracos resultados obtidos nos últimos dois anos.