A federação de Israel anunciou que Eli Guttman será o novo seleccionador do país assim que o contrato do francês Luis Fernandez terminar no final do presente ano. Uma aposta num treinador local, de 53 anos, que tem a reputação de ser metódico e meticuloso na forma de trabalhar.

«Não acredito que já tenha existido tanto consenso na escolha de um seleccionador como se verificou agora com Eli. Toda a gente no país, direcção, treinadores, jogadores e adeptos pensa que ele é o homem certo para o cargo», anunciou Avi Luzon, porta-voz da federação israelita.

A primeira missão de Guttman será preparar o particular frente à Ucrânia, um dos organizadores do Euro-2012, marcado para 29 de Fevereiro, antes de formar o grupo que vai lutar pela qualificação para o Mundial-2014, no Brasil. Israel está inserido no Grupo F com Portugal, Rússia, Azerbaijão, Irlanda do Norte e Luxemburgo.

Israel conta apenas com uma presença em fases finais, quando se qualificou para o Mundial de 1970, no México. «O principal código desta equipa será honra e respeito, não vão haver egos no balneário. Os jogadores vão aderir a um sistema de jogo que vou determinar porque só com um sistema disciplinado de jogo é que poderemos cortar a distância para adversários como Portugal ou Rússia», referiu Guttman.

O treinador israelita já conta com uma longa carreira de 33 anos e começou como ajunto de Shlomo Scharf que esteve sete anos, entre 1992 e 1999, à frente da selecção hebraica. Depois somou sucessos à frente de clubes como Hapoel Haifa e o Hapoel Telavive, com a conquista de dois campeonatos e três taças. No estrageiro, treinou os cipriotas do AEL Limassol.