O internacional português Fernando Couto foi «deslocado» para a equipa de juniores do Parma, como medida de punição. O anúncio foi feito pelo director desportivo do Parma, Gabriele Zamagna, em declarações aos jornalistas italianos, este domingo, depois da vitória sobre a Atalanta, por 3-1.
Couto, que já tinha recuperado dos problemas físicos que o deixaram fora da equipa nos últimos meses, tinha sido inicialmente convocado, mas foi retirado da convocatória por, no entender daquele dirigente, «não ter demonstrado motivação e empenho» no último treino antes da partida.
«Couto está recuperado no plano físico e clínico da lesão trazida da pré-temporada, e tanto assim é que tem treinado regularmente nos últimos dez dias. Ele estava convocado para este jogo, mas no final do treino troquei algumas palavras com ele e não me deu a impressão de que tivesse a motivação que procuramos nos nossos jogadores. Comuniquei esse facto ao treinador e decidimos não o incluir na lista», explicou Zamagna, em conferência de imprensa.
Salientando que a conversa com o jogador português decorreu «em tom tranquilo» o dirigente acrescentou que Couto iniciará os treinos com os juniores esta terça-feira, assim se mantendo até à chegada do administrador Roberto Cappelli. O director desportivo dos italianos rejeitou, entretanto, qualquer cenário que passe pela rescisão de contrato: «Há muitas forma de o fazer compreender que errou, mas não vale a pena fazer disto um caso nacional, há que manter as coisas na devida proporção. Isto é um exemplo para todos de que os regulamentos são para ser cumpridos», acrescentou Zamagna.