A Juventus é a nova campeã de Itália. A formação de Turim ganhou o título em casa, sem sequer precisar de entrar em campo, bastando-lhe para tal o empate em casa do Milan frente ao Palermo, num jogo em que Rui Costa foi titular, comandando o meio-campo de uma equipa secundária e que deixou de fora vários dos habituais titulares.
O Milan joga, de resto, na quarta-feira a final da Liga dos Campeões frente ao Liverpool, em Istambul, pelo que Carlo Ancelotti aproveitou para dar descanso a jogadores como Pirlo, Seedorf, Kaká, Shevechenko e Inzaghi, entre vários outros.
Até porque à Juventus faltava-lhe apenas um empate para ser campeão, com três jogos ainda pela frente, pelo o título estava praticamente entregue. Foi-o mesmo ainda mais rápido do que isso. Até porque só entra em campo no domingo.
Com o médio português pouco inspirado, acabou por ser o brasileiro Serginho a evidenciar-se. O que não chegou. Em parte porque o Milan também teve a infelicidade toda do seu lado. Logo aos dez minutos, por exemplo, Serginho fez o primeiro da partida que fazia a formação de Milão entrar da melhor forma na partida. Um minuto volvido, contudo, Costacurta faz o empate num auto-golo.
Ora o Milan não baixou os braços, continuou a ser melhor e a deixar bem evidentes as fragilidades defensivas do Palermo. Logo aos dezasseis minutos, Serginho voltou a marcar e à passagem da meia-hora foi a vez de Tomasson fazer o terceiro. O Milan saía para o intervalo em vantagem e com o jogo na mão. O regresso foi por isso mais descomprometido. Mas o Palermo não desistiu, fez várias alterações e acabou por ser feliz em três minutos fatais. Aos 76 e 79 minutos, dois golos deram o empate e tornaram a Juventus campeã.
Jogos da 37ª jornada:
Milan-Palermo, 3-3
(Serginho, 10m e 16m; Tomasson, 32m) (Costacurta, 11m p.b.; Luca Toni, 76m; Santana, 79m)
Domingo:
Atalanta-Roma
Brescia-Messina
Cagliari-Udinese
Chievo-Bolonha
Lázio-Fiorentina
Livorno-Juventus
Parma-Siena
Reggina-Lecce
Sampdoria-Inter